Notícias

As escolas fecharam suas portas por recomendação das entidades governamentais. Com as crianças em casa, muitos pais se sentem confusos sobre como entretê-las. Mais do que fazer inúmeras atividades, podemos ver esse período como uma oportunidade de criarmos e fortalecermos vínculos familiares e, em especial ensinar sobre a soberania e cuidado de Deus.

Estar juntos é a maneira que Deus escolheu para os pais transmitirem a Palavra aos filhos:

“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.
Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.
Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa.
Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.”
Deuteronômio 6:6-9

Informação

Nesse momento, a primeira coisa essencial é entender que as crianças não precisam “saber demais”. A psicóloga Camila Machuca explica que os pais devem sentar-se com os filhos e perguntar o que eles sabem – ou acham que sabem – sobre o coronavírus.

“As crianças ouviram falar entre adultos, na escola, na televisão. Porém, elas têm grande imaginação e pensam e coisas que não são verdade. Os pais precisam desmistificar e esclarecer, respeitando a faixa etária, obviamente.”

Segurança

É fundamental que os pais transmitam segurança aos filhos. Adultos inseguros, com medo e ansiosos irão criar um clima familiar de insegurança, medo e ansiedade (leia aqui Meditando sobre o cuidado de Deus).

Acolha os sentimentos que seu filho possa ter e ensine-o que pode confiar em Deus. Utilize livros com histórias bíblicas, a própria Bíblia e, também, outros recursos para mostrar o cuidado de Deus e suas promessas.

Você pode ler sobre: a história de Ester e o livramento do povo; Rute e a provisão divina; Daniel na cova dos leões, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na fornalha ardente; Jesus acalmando a tempestade; estudar o salmo 91 e muitas outras passagens.

Como estudar a Bíblia com meu filho?

Você pode ler a história bíblica no livro infantil que você tiver em casa, mas também na sua própria Bíblia. Se a versão que você tem em casa tem uma linguagem muito difícil para a criança, acesse online outra linguagem, como a NVI (Nova Versão Internacional) ou NVT (Nova Versão Transformadora).

Algumas dicas para esse momento:

– Separe um tempo para ler a história com calma.
– Inicie esse tempo com uma oração curta.
– Leia a história com entonação. As crianças ficam mais envolvidas quando os pais se empenham para trazer emoção à leitura.
– Pergunte o que a criança entendeu da história.
– Aplique o aprendizado ao dia a dia da criança. Ex: “- Jesus acalmou a tempestade porque não há nada sobre o qual Ele não tem poder. Tem alguma coisa de que você tenha medo?” Deixe a criança responder e lembre-a que Jesus tem controle sobre isso também!”
– Para terminar, você pode orar novamente com e pela a criança. Também pode sugerir que ela faça uma anotação sobre o que aprendeu ou mesmo um desenho – que ainda vai ser uma atividade para distrai-la por mais tempo. Aliás, que tal fazer um mural com os desenhos que vocês fizerem baseados na Bíblia?

Recursos adicionais

Ainda há outros recursos que podem ser utilizados com as crianças.

Um deles é o app infantil da Bíblia YouVersion. As histórias são narradas e as imagens são interativas. Baixe aqui.

Confira também alguns Canais do YouTube com conteúdos cristãos:

O Mundo de Otávio
Três Palavrinhas
Turma do Cristãozinho
Graça Kids
Crianças Diante do Trono
Minha Vida é uma Viagem