Notícias

Confiança e obediência – Isaque em Gerar

Versículo-chave: ““O coração do ser humano pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor.” Provérbios 16:1.

História (Baseada em Gênesis 26)

Isaque e sua família (ele tinha dois filhos adultos) moravam em uma região chamada Neguebe. Naquela época, as pessoas se mudavam bastante, de acordo com as necessidades. E, certa vez, a terra onde ele estava passou por uma grande fome. Não estava produzindo o suficiente para alimentar as pessoas que viviam ali.

Assim, Isaque pegou sua esposa e filhos e saiu em busca de um lugar melhor. Antigamente, o país mais rico de todos era o Egito. Porém, quando ele estava indo para lá, Deus disse que ele deveria parar em um lugar chamado Gerar. Será que foi fácil obedecer?

Pergunte para a criança. Se você estivesse com fome, seria melhor ir à cozinha ou ficar no quarto? A ordem de Deus para Isaque foi como se Ele dissesse “não vá à cozinha matar a fome”.

Mas Isaque sabia que podia confiar em Deus. Ele viu todas as promessas de Deus que foram cumpridas na vida de seu pai, Abraão. Aliás, ele próprio era um milagre. Você lembra que Abraão e Sara não podiam ter filhos? E Deus deu Isaque a eles quando já eram bem velhos!

Portanto, Isaque obedeceu a Deus! E sabe o que aconteceu? Ele plantou naquela terra e colheu cem vezes mais cereais do que as sementes que semeou. “Pois o Senhor o abençoou.”

Será que ele teria tido essa grande colheita se tivesse ido ao Egito? A Bíblia não fala, porém sabemos que há bênçãos na obediência. E foi isso que Isaque experimentou.

Na nossa infância, obedecemos a Deus quando obedecemos nossos pais. Por isso, é importante estar com o coração sempre aberto para ouvir o que papai e mamãe falam. Deus se alegra com filhos obedientes.

Reflexão:

Às vezes, temos bons planos e que fazem muito sentido. Mas devemos sempre ouvir o que Deus quer para nós porque, com certeza, as ideias Dele são melhores. Além da bênção material (Isaque ficou muito rico), Deus promete bênçãos emocionais e espirituais: paz, alegria, amor e outras coisas muito mais importantes que o dinheiro.

Pergunte para a criança se ela se lembra de alguma situação em que desobedeceu os pais ou professor e o resultado foi ruim. Se você, pai e mãe, tiver uma história assim da sua infância, compartilhe com seu filho!

Oração para repetir:

“Senhor, me ajude a sempre obedecer a sua vontade e seguir os seus planos – e não os meus.”

Sugestão de louvor:

Obedecer – Crianças Diante do Trono.

Clique aqui para fazer o download do arquivo em PDF

Este é um devocional infantil Melina Pockrandt Robaina, criadora do projeto Maternidade Simples e autora do livro Ensinando no caminho – Práticas para investir na vida espiritual do seu filho.

Ilustrado por Jociane Cavalli.