Estudos

No primeiro domingo de fevereiro, teve início a série Uma vida abençoada. No último final de semana, nos cultos do dia 9, o pastor Marciano Ortencio continuou ensinando e orientando a igreja sobre o tema, lembrando que a bênção de Deus vai além da área financeira: “Uma vida abençoada é uma vida equilibrada em todos os aspectos”.

Na última mensagem, ele apresentou alguns passos para alcançarmos a bênção de Deus, seguindo o modelo de Isaque, relatado em Gênesis 26. Na ocasião, houve fome na terra e o próprio Senhor orientou Isaque sobre como proceder e, assim, permanecer sob os Seus cuidados.

Siga a orientação divina

Isaque recebeu do Senhor a direção específica de como agir – não descer ao Egito e permanecer na terra em que estava. Assim, garantiu a bênção de Deus sobre sua família.

“Não basta você receber uma palavra profética ou ler aquilo que já está escrito na Bíblia, é preciso agir de acordo com aquilo que Deus tem ordenado.”

Não busque atalhos

Sempre existirão caminhos mais fáceis aos olhos humanos. Porém, é preciso seguir no sentido do que Deus ordenou, mesmo que isso exija mais trabalho ou tempo. “Para ter uma vida abençoada, não podemos pegar atalhos.”

Para Isaque, a melhor opção era garantir a sua sobrevivência no Egito, porém não era o plano de Deus para ele.

Coloque os olhos nas promessas

Quando as situações estão difíceis, como a fome que assolava a terra em que Isaque vivia, olhar para as promessas de Deus nos dá forças para continuar crendo e caminhar sob a palavra Dele.

Podemos ler, na Bíblia, inúmeras promessas do Senhor aos cristãos e devemos nos apegar a isso quando enfrentarmos momentos de dúvida. “Fixar os olhos nas promessas de Deus nos ajuda a fugir da ansiedade que tenta nos atingir.”

Obedeça!

“A obediência é o alicerce para qualquer coisa que você queira construir”, ressaltou o pastor Marciano. No texto, vemos que Isaque não discutiu com Deus, mas fez o que lhe foi ordenado.

O Senhor não abençoa quem está em rebeldia. É por isso que devemos atentar às ordens, conhecer a Palavra e buscar segui-la de maneira dedicada.

Semeie 

Depois de permanecer na terra onde Deus havia ordenado, Isaque semeou e, então, colheu abundantemente. “É impossível colher aquilo que não estamos plantando.”

Muitas vezes, o cenário é ruim para aquilo que desejamos fazer. A semeadura de Isaque, em tempos de fome, não era promissora aos olhos humanos. Porém, ele estava alinhado com o que Deus queria fazer. Por isso, experimentou da bênção também na área material.

“Isaque não fez conforme o que as pessoas estavam dizendo, mas se acordo com o que o Senhor falou para para ele.”

Série “Uma vida abençoada”.

A série “Uma vida abençoada” é baseada no livro homônimo de Robert Morris (disponível em nossa livraria). Ouça a primeira mensagem da série.

Mensagem do pastor Marciano Ortencio em áudio.

 

Imagens do culto