Estudos

No último domingo, dia 02/02, teve início a série Uma vida abençoadaO tema será abordado em três cultos do mês de fevereiro. A primeira parte foi ministrada pelo pastor Marciano Ortencio, que iniciou o culto lembrando que uma vida abençoada é plano de Deus ao homem: “Deus deseja que seus filhos sejam abençoados e vivam de maneira plena e abundante”.

Mas o que é uma vida abençoada?

Muitos pensam que bênçãos estão relacionadas com aquilo que o homem recebe, porém, no Reino de Deus, abençoado é aquele que dá. E esse dar não acontece somente no aspecto financeiro, mas em todas as esferas da vida. Das finanças ao casamento, o cristianismo está sempre baseado em entrega – e em entrega com atitude correta.

É tudo sobre o coração

Toda entrega (financeira ou relacional) começa com o coração. É por isso que o princípio para uma vida abençoada também está na atitude interior do homem. Jesus alertou que onde estivesse nosso tesouro, ali também estaria o nosso coração. Se desejamos que nosso coração esteja no Reino de Deus, é ali que deve estar nosso tesouro, aquilo que mais importa para nós.

Seguindo o modelo perfeito de Cristo, o pastor Marciano ensinou cinco princípios para desenvolver uma atitude interior correta na relação com o que é material e sua influência em nossas vidas:

Aprender a lidar com o coração egoísta: Deus sempre tratou o egoísmo como algo ruim e criou o dar como um remédio para tratar esse mal.

Aprender a lidar com a ansiedade: Dar com generosidade envolve estar em paz sabendo que tudo o que temos é Dele, inclusive, nossas próprias vidas e necessidades.

Desenvolver a generosidade: Compartilhar do que Deus tem nos dado com outras pessoas – tanto em recursos quanto em tempo e dons – é um exercício diário que molda nossos corações à semelhança do de Cristo.

Desenvolver um coração agradecido: O contentamento e a gratidão abrem o caminho para mais bênçãos, mas aquele que está sempre insatisfeito com espírito de murmuração bloqueia o agir de Deus em sua vida.

Desenvolver um coração primiciador: Precisamos aprender a honrar o Senhor com aquilo que é mais importante, colocando-O em primeiro lugar sempre.

O que vem em primeiro lugar?

Quando Deus é o primeiro em nossas vidas, todo o resto está em ordem (Mt 6:33). Por isso, o pastor Marciano levou a igreja a compreender a importância das primícias em todos os aspectos da vida do cristão. Ele deu o exemplo da semana de jejum e oração, que acontece sempre na primeira semana de cada mês, e também dos dízimos e ofertas.

“O dinheiro é o teste de fé mais rigoroso que existe. Por isso, o Senhor sempre nos ensina a ter um coração generoso que dá ao pobre, que dá o dízimo, que dá primícias. Na área financeira, as primícias podem ser diferentes, de acordo com a decisão de cada cristão, desde que demonstre a primazia de Deus e honra a Ele. A primícia mostra que Ele está em primeiro lugar”, ressalta.

Quando a primeira parte é entregue ao Senhor, todo o resto é santificado. Dar primícias não é uma atitude exterior, mas uma decisão do coração acima de tudo. Um ato que declara que Deus é o primeiro e mais importante na vida de cada um. (Leia mais: O que são as primícias?)

Por que abençoar?

A generosidade do cristão, a atitude de dar e a prática de abençoar a outros não são meios de sermos abençoados. Não fazemos para receber nada em troca. Porém, por sermos abençoados, nós damos com alegria e gratidão.

Pessoas abençoadas são satisfeitas, agradecidas e, em seu contentamento, têm uma atitude abençoadora.

Série “Uma vida abençoada”.

A série “Uma vida abençoada” é baseada no livro homônimo de Robert Morris (disponível em nossa livraria). As três mensagens serão ministradas nos cultos de domingo do mês de fevereiro (dias 2, 9 e 16).

Mensagem do pastor Marciano Ortencio em áudio.

 

Imagens do culto