Estudos

No último domingo, o pastor Luciano Subirá concluiu a série de mensagens Prosperando pela Palavra, com o tema Prática. Foram abordados também nos cultos anteriores: Confissão Meditação.

Estudando sobre o texto de Josué 1:8 – conselho divino que pode ser aplicado para todo cristão – é possível ver a importância da obediência à Palavra de Deus no processo de prosperidade pessoal.

A Bíblia é clara ao mostrar que Deus sempre esperou que seus filhos seguissem e cumprissem à lei estabelecida. Do antigo ao novo testamento, vemos que é através da obediência que as bênçãos alcançam o homem. Ou seja, é preciso conhecer a Palavra de Deus e se dedicar a ela, tanto no conhecimento quanto no cumprimento.

Mais do que simplesmente atrair o favor do Senhor, a obediência demonstra amor a Deus e a Sua Palavra: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama” (Jo 14.21).

Ouvir x praticar

Estar em contato com a Palavra de Deus é essencial a todo cristão. Porém, se o envolvimento for raso sem compromisso com a obediência, o homem pode acabar enganando a si mesmo. Ele acredita que está agradando a Deus, quando apenas vive de maneira superficial, a exemplo da pessoa que construiu a casa na areia.

O texto de Lucas 6 fala sobre duas casas que foram construídas de maneiras diferentes: uma sobre a areia e outra sobre a rocha. Ambas foram atingidas pela tempestade, mas apenas uma permaneceu em pé.

A que ficou firme foi construída com um fundamento sólido e, para isso, foi necessário que o construtor cavasse e se aprofundasse para encontrar lugar seguro para sua obra. Assim deve ser nosso relacionamento com a Palavra de Deus: profundo e dedicado.

“O que permite que a Palavra de Deus se aprofunde em nós e tenha ação completa é a disposição em obedecer e praticar. Essa disposição promove um vínculo profundo com essa Palavra e permite sustento e livramento em meio às tribulações. Já a pessoa que não obedece perde a oportunidade de ver intervenção de Deus no meio da tempestade.”

Vida cristã implica obediência

A única forma de viver o Evangelho é através da obediência à Palavra de Deus.

“O projeto de vida cristã não é apenas para um momento. É um projeto que construímos para vivermos por toda vida – e para usufruirmos e desfrutarmos por toda eternidade. Não podemos ser levianos nesse compromisso. Precisamos tomar a decisão de não nos enganarmos e nos aprofundarmos no compromisso com a Palavra de Deus.”

Mensagens do pastor Luciano Subirá em áudio.