Estudos

No último domingo, o pastor Luciano Subirá deu continuidade à série de mensagens Prosperando pela Palavra. Nesse segundo culto, o tema foi meditação.

O pastor relembrou que enquanto a informação traz conhecimento, a meditação promove sabedoria. Ou seja, não devemos apenas ler a Bíblia, mas dedicarmos tempo a pensar sobre ela, conforme orientado em Josué 1:8: “Não cesse de falar deste Livro da Lei; pelo contrário, medite nele dia e noite, para que você tenha o cuidado de fazer segundo tudo o que nele está escrito; então você prosperará e será bem-sucedido.”

Conheça a Palavra

Para meditar sobre algo, é necessário conhecer. Ainda que a leitura dure apenas um momento do dia, ela precisa acontecer. Ninguém pode refletir ou analisar sem ter contato, primeiramente, com a informação.

Todo cristão deve se dedicar à Palavra de Deus, cultivando amor pela leitura bíblica e se enchendo do conhecimento. “Todo aquele que se tornou discípulo de Cristo precisa entender a importância do relacionamento com a Palavra de Deus.”

Além de ler em seus momentos devocionais, é essencial estudar e também se expor às escrituras através do ensino de outros, como nos cultos. Só assim, viveremos tudo o que a Bíblia pode promover em nossas vidas. “Uma verdade ignorada ou desconhecida não pode fazer nada por ninguém.”

Seja orientado pela Palavra

A meditação muda o nosso relacionamento com a Bíblia e, principalmente, nos capacita a tomar melhores decisões baseadas nos princípios divinos. “Se não conhecermos a Palavra de Deus, não teremos as ferramentas necessárias para fazer as escolhas certas.”

É isso que o salmo 119:105 quer dizer: as escrituras devem iluminar o nosso caminho para que andemos com segurança na direção certa.

“A reflexão nos leva a ouvir mais vezes o que já foi dito. A meditação exercita a sabedoria. E a sabedoria é o que fazemos com a informação que recebemos.”

Seja fortalecido pela Palavra

A Palavra de Deus tem poder de transformar as nossas vidas e restaurar as nossas almas. A meditação permite que esse processo de interiorização e fortalecimento aconteça.

Precisamos, como cristãos, permitir que a informação que já foi colocada em nós transforme o nosso íntimo, acolhendo com mansidão a Palavra em nós implantada (Tg 1:21)

A meditação nas escrituras é uma disciplina espiritual que pode transformar a nossa vida.

Mensagens do pastor Luciano Subirá em áudio.