Estudos

O pastor Luciano Subirá explica por que o jejum é importante e quais são os benefícios da prática. 

 

Confira algumas dúvidas comuns sobre o tema:

O que é jejum?

Jejum é a abstinência total ou parcial de alimentos por um período de tempo e com um propósito específico.

Por que jejuar? 

Jejum é uma disciplina espiritual. O próprio Jesus jejuou e disse que seus discípulos jejuariam quando ele fosse embora (Marcos 2:20).

O jejum tem poder de interferir em nosso espírito, alma e corpo. “Ele remove o entulho da carnalidade que, muitas vezes, deixa enterrada a nossa fé”, exemplifica Luciano Subirá.

O jejum mortifica a carne para que aprendamos a ser guiados pelo espírito e não por nossos desejos naturais. A prática aflige a nossa alma para que tenhamos maior domínio das nossas emoções e não sejamos dirigidos por elas. E libera a nossa fé, fortalecendo o nosso espírito e nos tornando mais sensíveis ao mundo espiritual.

Quais são os objetivos do jejum?

O propósito básico do jejum é buscar a Deus e sua intervenção sobrenatural em nossas vidas.

Assim como a oração é um caminho para acessar as bênçãos que o Senhor já nos oferece por Sua graça, o jejum também é uma forma de se conectar com o mundo espiritual e fortalecer a nossa fé, capacitando-nos a receber aquilo que Ele tem reservado para nós.

Por que fazer jejum antes do Sobrenatural?

Para ativar a sua fé, estar sensível ao Espírito Santo e estar pronto para receber a intervenção sobrenatural de Deus no ambiente profético da Conferência.

Esse jejum coletivo era uma prática comum no antigo testamento (II Crônicas 20, Estras 8:21-23). A mobilização de um grupo ao buscar a Deus em jejuns atrai o seu mover.

 

Quais são os tipos de jejum?

Cada cristão tem a autonomia e liberdade de estabelecer seu propósito e sacrifício diante de Deus. Existem alguns tipos de jejum:

O jejum normal é aquele em que a pessoa se abstém de alimentos e apenas toma água. Esse jejum é comumente feito por 24 horas, mas também pode ser realizado em períodos mais longos. Vemos o exemplo bíblico e também em nossos dias de homens jejuando 40 dias apenas tomando água.

jejum total é aquele em que não se come nem bebe água. Por duas vezes, vemos na Bíblia o jejum total de três dias (no livro de Ester e, em Atos, com a história de Paulo após sua conversão) e os profissionais de saúde indicam que esse é o período máximo que alguém pode ficar sem água.

Pastor Luciano Subirá comenta que, por duas vezes, Moisés passou 40 dias sem comer nem beber na presença do Senhor. Porém, foi uma experiência com a glória sobrenatural de Deus sem comparação com nada que tenha acontecido antes ou depois. “Não recomendamos jejum total de mais de três dias”, afirma.

jejum parcial é uma ótima opção para quem está começando na prática e deseja aderir aos 21 dias. Nele, você exclui determinados alimentos de sua dieta e mantém essa restrição pelo tempo determinado. Daniel, por duas vezes, realizou jejuns parciais: quando foi levado à corte do rei passou a comer apenas vegetais e tomar água e, ao interceder pela nação por três semanas, declarou que retirou de sua dieta coisas saborosas.

Existe jejum de redes sociais ou televisão?

Ao falar sobre a relação íntima do casal, Paulo orienta que não deveria haver restrições, exceto se, por mútuo consentimento, por motivo de jejum (I Co 7:5). “Isso me leva a entender que há a Bíblia mostra que há outros tipos de jejum que não somente alimento”, comenta Luciano Subirá.

Porém, ele não indica que só se façam jejuns de hábitos sem que haja jejum de alimento também – ainda que, para alguns, seja sacrificial ficar sem redes sociais e televisão e que tenha muitos benefícios.

Quero participar do jejum de 21 dias, mas não sei por onde começar.

Escolha uma maneira de participar:

– Jejum prolongado somente na água
– Jejum parcial de 21 dias com a restrição de determinados alimentos – ao escolher, lembre-se que jejum envolve sacrifício.
– Jejum parcial de 21 dias + jejuns de 24 horas (alternar alguns dias)
– Retirar uma ou mais refeições de cada dia por todo o período
– Fazer apenas uma refeição por dia em todo o período

Também preparamos um texto com algumas dicas para quem quer começar a fazer jejum. Leia aqui.


Jejum e oração na Alcance

A Alcance Curitiba realiza a semana de jejum e oração sempre nos primeiros dias de cada mês. Nesse período, além de os membros serem incentivados à prática do jejum, a igreja também abre suas portas todos os dias (de segunda a sexta) para um período de oração pela manhã e à noite.

Comprometa-se, busque ao Senhor e participe!

Leia também: 5 dicas para quem vai fazer jejum pela primeira vez.