Estudos

No último domingo, o pastor Luciano Subirá trouxe um ensinamento para a igreja baseado no texto de 1 Timóteo 5:8, sobre como os cristãos devem priorizar suas famílias como sinal prático de sua fé em Deus.

O pastor iniciou abordando a importância de sermos bons pastores em nossas casas – com nossos próprios familiares – antes de sermos pastores de outros. Ele ainda fez um alerta para a igreja sobre como a forma que vivemos em família expressa exatamente a nossa fé.

Deus sempre trabalha com famílias

Salmos 68 diz que Deus faz com que o solitário habite em família.

Muitos de nós não tivemos pais cristãos tampouco possuímos histórico familiar baseado nos padrões bíblicos. No entanto, mesmo nesses casos, Deus espera que tenhamos uma atitude de pioneiros em nossa linhagem. Precisamos ter o entendimento de que podemos mudar a história das nossas próximas gerações a partir de nós e de nossas decisões. Mais do que uma sugestão, isso é uma direção clara do Senhor para cada cristão.

“…o que ouvimos e aprendemos, o que nossos pais nos contaram. Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez” (Salmos 78:3-4)

Em várias históricas bíblicas vemos Deus guardando a família dos seus servos. Quando Ele disse que destruiria a terra com o dilúvio, prometeu a Noé que guardaria também sua família. Diante da destruição de Sodoma e Gomorra, salvou Ló e seus familiares. Da mesma forma, as bênçãos de Deus sempre foram direcionadas a homens e a suas famílias.

Deus se revela através de figuras familiares

Em Isaías 49:15 vemos o profeta abordando o amor de uma mãe por seu filho. Diante disso, ele afirma que o amor de Deus é infinitamente maior a esse e que jamais falha. Já em Lucas 11:11-13, o texto foca a importância da figura paterna no que diz respeito a cuidado e provisão – também se referindo ao caráter divino.

O pastor lembrou a igreja que somos parte da família de Deus. E, à luz da família espiritual, precisam ser estabelecidas nossas famílias naturais. Assim como podemos entender sobre o Senhor através dessas figuras familiares, precisamos – como pais e mães – revelar o Seu caráter dentro de nossas casas.

Porém, ainda que tenhamos vividos dores e traumas em nossa família terrena, a família celestial é plenamente capaz de suprir e preencher as lacunas que foram geradas em nossos lares.

Que tenhamos o compromisso de conhecer o grande amor do Pai, relacionarmo-nos com a família celestial de forma profunda e fazer Deus conhecido em nossos lares e através deles.

Conheça os livros do pastor Luciano Subirá acerca da família:

O propósito da família.
Servindo a Deus em família.
Preparando a nova geração.

Mensagem do pastor Luciano Subirá em áudio.

Confira as fotos do culto na Alcance Curitiba.