Estudos

O cuidado com o corpo deveria ser uma área de atenção de todo o cristão. A Bíblia diz que somos templo do Espírito Santo e que devemos glorificar a Deus com os nossos corpos (I Co 6:19-20).

Em I Tessalonicenses 5:22-23, Paulo orou para que os cristãos fossem mantidos irrepreensíveis no espírito, na alma e no corpo.

Não temos dificuldade de entender a importância de alimentar bem o espírito com orações, jejuns e leitura da Palavra. Conseguimos compreender o cuidado que devemos ter com a alma, guardando nosso coração e cultivando o caráter de Cristo em nós. Porém, nem todos olham para o corpo como algo que precisa do mesmo nível de atenção.

O corpo é o meio pelo qual nos conectamos com esse mundo e através do qual cumpriremos a nossa missão na terra. Além de todos esses aspectos que já falamos, é uma questão de sabedoria e bom testemunho manter seu corpo saudável através de atitudes práticas de cuidado.

A alimentação deve ser adequada tanto em quantidade quanto em qualidade. A prática de atividades físicas precisa ser contemplada na rotina, assim como o cuidado com o sono – devemos dormir bem.

Outro aspecto que não pode ser esquecido são as consultas periódicas aos profissionais de saúde, além da realização de exames e do consumo de qualquer tipo de suplementação que os especialistas julgarem necessários.

Aproveite as campanhas como Outubro Rosa (conscientização acerca do câncer de mama) e Novembro Azul (conscientização acerca do câncer de próstata) para marcar sua visita de rotina ao médico e avaliar se tudo anda bem no seu corpo.

Assista ao Alcance Mais – Andando com o tanque vazio: Corpo e saiba mais sobre o tema.