Estudos

No último domingo, a igreja foi muito edificada com a palavra do pastor Abe Huber com o tema As três janelas.

O pastor começou lendo o texto de Josué 24:15, no qual Josué convoca todo o povo a refletir e tomar uma decisão, se serviria ou não ao Senhor, da mesma maneira, o pr. Abe trouxe a necessidade de uma decisão real e compromissada de servir ao Senhor.
De uma maneira muito ilustrativa, com três janelas no púlpito, ensinou que todas as pessoas tem uma visão diferente da vida e de como irão vive-la, isso dependerá de qual destas três janelas se encontram, a janela do compromisso, do sem compromisso e a janela do conflito.

Janela do compromisso
Nesta janela estão os homens e mulheres que aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador, a palavra de Deus os chama de espirituais porque não só compreender a vontade de Deus, como também a obedecem, são aqueles que entenderam que nada é mais importante do que o relacionamento com Deus e servir os seus irmãos.
A bíblia relata em Josué 11:15, que “nem uma só palavra Josué deixou de cumprir de tudo o que o Senhor havia ordenado a Moisés”, esse é o coração e a vida de alguém que tem um compromisso absoluto com o Senhor e Sua palavra, estes são os que agradam ao Senhor em tudo o que fazem.

Janela do sem compromisso
Nesta janela, diferentemente dos que são totalmente compromissados, só querem Jesus como Salvador, mas não como Senhor, a obediência deles é condicionada, se for muito difícil ou desconfortável, não obedecem.
A palavra chama estes de carnais, porque eles até compreendem a vontade de Deus, mas as distrações do mundo e da carne competem com a atenção e devoção deles, impedindo que se entreguem cem por cento ao Senhor. Muitas vezes são inconstantes no compromisso com Deus e em servir os irmãos, não tem o prazer de ter uma vida de devocional diária e em família. Estes até aceitaram Jesus, mas não se entregaram por completo ao Senhor.

Janela do conflito
Nesta Janela, estão os que não decidiram amar o Senhor nem de telo como Salvador ainda. A palavra diz que estas pessoas, são os que ainda estão em inimizade com Deus e as chama de homens naturais. Eles estão em Inimizade, porque não se reconciliaram com Deus através da fé na graça da obra de Cristo na cruz, nem se arrependem dos pecados que os afasta de um relacionamento com Deus.
Na primeira carta aos Coríntios, no capítulo 2 e versículos 14, o apóstolo Paulo diz – “Ora, a pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura. E ela não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”

Se posicione
Houve uma geração depois de Josué, que não teve o mesmo compromisso que Josué tinha com o Senhor, consequentemente a geração depois deles estava em conflito com Deus, levando eles a viverem de tristezas longe do Senhor.
A responsabilidade de tomar uma decisão em qual destas três janelas você irá viver é muito importante, não se trata apenas de como você viverá, mas também de como as gerações que vieram através de você viverão.
Se você tem vivido uma vida de compromisso com o Senhor, continue em frente e não desanime, mas se você não tinha esse compromisso ou estava em conflito com o Senhor, se arrependa e se posicione no dia que se chama hoje, seja totalmente compromissado com a vida que Deus sonhou para você, nada te fará mais feliz do que isso.

Confira algumas fotos de domingo